Saiba quando e onde usar Machine Learning
A grande quantidade de informações produzidas atualmente pelas empresas faz com que se torne um grande desafio analisá-las ou extrair insights sem a ajuda da automatização.
Por esse motivo, a tecnologia Machine Learning (ML) foi criada e hoje se destaca como uma solução que ajuda as empresas a automatizarem os seus processos. Porém, nem todos os obstáculos podem ser solucionados pelo ML.
Fica então a pergunta: de que forma uma solução de Machine Learning pode efetivamente ajudar as empresas em seu desenvolvimento através da automatização de processos?
Machine Learning e a automatização de processos
Machine Learning é uma área da computação que se dedica à criação de algoritmos capazes de aprender e generalizar a partir de um conjunto de dados. Ou seja, os algoritmos “aprendem” com os exemplos fornecidos, sem que seja necessário programar explicitamente as regras para cada caso.
Isso significa que, ao contrário da programação tradicional, Machine Learning pode automatizar tarefas que seriam muito difíceis de serem codificadas manualmente.
Além disso, como os algoritmos são capazes de “aprender” com novos exemplos, eles podem ser aprimorados continuamente, tornando a solução ideal para processos em constante evolução.
Quais são os principais desafios que uma solução de Machine Learning pode ajudar a resolver?
Machine Learning é uma solução versátil usada para automatizar diversos tipos de processos. A seguir, destacamos alguns exemplos de como o ML pode ser usado para ajudar as empresas:
● Análise de dados: Machine Learning pode ser usado para analisar grandes volumes de dados, buscando padrões e insights que poderiam passar despercebidos pelo olhar humano.
● Prevenção de fraudes: Com a capacidade de detectar padrões, Machine Learning pode ser usado para identificar possíveis casos de fraude e, assim, evitar prejuízos para a empresa.
● Recomendações personalizadas: Machine Learning pode ser usado para criar recomendações personalizadas para os clientes, de acordo com o seu histórico de compras e interações.
● Detecção de anomalias: Machine Learning detecta anomalias em processos, sinalizando possíveis problemas que precisam ser investigados.
● Classificação de dados: Machine Learning pode ser usado para classificar dados, permitindo que as empresas organizem e analisem melhor a sua informação.
Esses são alguns exemplos da aplicabilidade de Machine Learning na automatização de processos nas empresas.
Como a solução é extremamente versátil, ela pode ser aplicada para atender a diversas necessidades.Diante de sua ampla aplicabilidade, quando uma empresa deve usar Machine Learning?
Como Machine Learning pode ser utilizado para automatizar diversos tipos de processos, não há uma regra exata para determinar quando a solução deve ou não ser aplicada. No entanto, existem alguns critérios que podem ajudar a tomar a decisão.
Quanto ao processo:
● É repetitivo e/ou maçante?● Envolve grandes volumes de dados?● Está em constante evolução?● É sujeito a variações?● Requer análises complexas?
Se a resposta for “sim”, para pelo menos um desses critérios, é provável que Machine Learning seja uma solução útil para automatizar o processo em questão.
Onde Machine Learning pode ser utilizado?
Vejamos então alguns exemplos de uso de Machine Learning nas empresas resultante em casos de sucesso:
1. Otimização do processo produtivo
As empresas usam Machine Learning para otimizar o seu processo produtivo, aumentando a eficiência da fábrica e reduzindo o tempo de produção. Além disso, a solução também pode ser usada para monitorar os equipamentos e detectar problemas de funcionamento, reduzindo assim o tempo de inatividade da fábrica.
2. Melhoria da qualidade do atendimento ao cliente
O Aprendizado de Máquina é usado para monitorar as chamadas dos clientes e analisar o conteúdo das conversas. Com isso, é possível identificar os principais problemas enfrentados pelos clientes e tomar medidas para melhorar a qualidade do atendimento.
3. Redução de custos operacionais
Usado para analisar grandes volumes de dados, Machine Learning detecta padrões e toma decisões em tempo real. As empresas conseguem reduzir seus custos operacionais, pois têm menos despesas com pessoal para fazer essas análises.
4. Otimização da cadeia de suprimentos
Machine Learning pode ser usado para monitorar o estoque e detectar quais produtos estão sendo mais vendidos. Desta forma, a empresa consegue melhorar a gestão de seus estoques, evitando o excesso ou a falta de produtos.
5. Melhoria do marketing
Aplicado na análise do comportamento dos clientes e as suas interações com a marca, Machine Learning pode ser usado para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado no marketing da empresa.
Esses são alguns exemplos de como Machine Learning pode ser utilizado para automatizar processos nas empresas e gerar resultados positivos. Como a solução é extremamente versátil, ela pode ser aplicada em diversos setores e processos.
Machine Learning é a solução ideal para automatizar processos dentro das empresas
Machine Learning é um processo de ensinar computadores a aprender com dados sem serem explicitamente programados. O aprendizado de máquina tem sido utilizado com sucesso em muitas empresas para automatizar processos e melhorar resultados.
Ao considerar o uso de aprendizado de máquina, é fundamental avaliar primeiro se os critérios acima apresentados são atendidos. Nesse caso, o aprendizado de máquina pode ser a solução ideal para automatizar o processo dentro da sua empresa.
A ST IT Cloud, com um time especializado e certificado, se destaca em soluções Machine Learning, priorizando a estruturação dos dados, criando mecanismos flexíveis de análise e ajustes dos algoritmos. Entre em contato,hoje mesmo, e saiba como implementar a solução ideal para sua empresa, otimizar processos e reduzir custos.